Dúvidas frequentes
Principais perguntas e respostas relacionadas ao DMPI
ELÉTRICA
- Quais serviços de manutenção elétrica o DMPI realiza?
O DMPI realiza manutenção de: – sistemas de iluminação internos e externos das edificações e dos ambientes (lâmpadas, luminárias, interruptores, postes etc.); – sistemas de tomadas de energia elétrica; – sistemas elétricos das edificações e ambientes (quadros de energia, disjuntores, fusíveis, DRs (interruptores diferenciais residuais) etc.; – chuveiros elétricos; – sistemas elétricos de média tensão (subestações de energia).
- O DMPI faz manutenção de equipamentos elétricos?
Não. Serviços de manutenção de equipamentos elétricos não são contemplados pelo contrato terceirizado, cujo objeto é a “realização de manutenção preventiva e corretiva nos sistemas elétricos de baixa tensão”.
- O DMPI faz a instalação ou desinstalação de equipamentos como ventiladores, exaustores, torneiras elétricas, data-show etc?
Não. Serviços de instalação e desinstalação destes equipamentos não são contemplados pelo contrato terceirizado, cujo objeto é a “realização de manutenção preventiva e corretiva nos sistemas elétricos de baixa tensão”.
- O DMPI confecciona, instala ou fornece extensões elétricas?
Não. Por questão de segurança, o DMPI não confecciona, não instala e também não fornece estes materiais. Para solucionar o problema de confecção de equipamentos elétricos à rede elétrica, sugerimos que estes materiais sejam adquiridos através de Pedido de Compras, seguindo o Calendário de Compras da UFSC. Lembramos que os produtos devem possuir características técnicas que atendam às necessidades do seu setor e que garantam a segurança dos equipamentos e dos ambientes onde serão conectados.
- O DMPI fornece materiais elétricos?
Não. Os materiais elétricos adquiridos e estocados pelo DMPI são para uso nos serviços de manutenção prestados a todos os centros e unidades da UFSC localizados nos municípios da Grande Florianópolis. Estes materiais são utilizados conforme demanda, respeitando a fila de atendimento das solicitações de serviços, as quais são atendidas por ordem de chegada. Logo, o fornecimento de materiais para novas instalações ou alterações consome o estoque precomente, prejudicando o atendimento e a celeridade do atendimento dos serviços de manutenção. A compra destes materiais é planejada anualmente, baseada no consumo pelos serviços de manutenção, e não contempla o fornecimento de materiais para outras demandas.
- O DMPI faz reforma ou projeto de instalações elétricas?
Não. O DMPI (Departamento de Manutenção Predial e de Infraestrutura) faz a manutenção dos sistemas prediais e de infraestrutura. A ABNT NBR 5462 define manutenção como a “combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar a função requerida”.
- O DMPI faz execução de projeto de instalações elétricas?
Não. Serviços de execução de projetos não são contemplados pelo contrato terceirizado, cujo objeto é a “realização de manutenção preventiva e corretiva nos sistemas elétricos de baixa tensão”.
- O DMPI faz a alteração ou ampliação de circuitos elétricos de sistemas de iluminação e de tomadas?
Não. A alteração dos circuitos elétricos dos sistemas de iluminação e de tomadas deve ser analisada e requer a realização de projeto elétrico para garantia da segurança (dos equipamentos, edificações e usuários) e da continuidade de fornecimento de energia elétrica, tanto para o ambiente que sofrerá a alteração, bem como para os ambientes adjacentes, alimentados pelos mesmos disjuntores a montante.
HIDRÁULICA
- O DMPI realiza a limpeza de reservatórios de água potável?
Sim. A equipe do DMPI fiscaliza o contrato que contempla a limpeza de reservatórios de água potável. Para solicitar o serviço, o responsável pelo local (administrador de edifícios, técnico, gestor etc.) deve encaminhar uma solicitação digital via SPA, conforme modelo disponível no site do DMPI. Quando o serviço for encaminhado para atendimento, a equipe de hidráulica irá ao local verificar a situação. Geralmente, fecha-se a entrada de água do reservatório para que o nível baixe naturalmente com o consumo, de forma que a limpeza possa ser feita sem causar desperdício de água e de recursos públicos. Após a conclusão do serviço, é gerado um certificado de limpeza do reservatório, que pode ser apresentado à Vigilância Sanitária em caso de necessidade.
- O DMPI realiza a manutenção em redes hidráulicas externas às edificações, em redes internas e em equipamentos?
O DMPI realiza serviços de manutenção na rede hidráulica da UFSC, desde o hidrômetro da Casan até o ponto de utilização. Dessa forma, são contemplados os serviços nas redes que se localizam após o hidrômetro da (entre o hidrômetro e os pontos de utilização). Porém, o DMPI não realiza manutenção em equipamentos (laboratoriais, clínicos, e outros específicos). Estes equipamentos são de responsabilidade de quem fez a aquisição/instalação/operação.
- Qual é o procedimento que deve ser feito em caso de serviços emergenciais?
Em caso de necessidade de atendimento emergencial (vazamento de grandes proporções, risco de danos a materiais/equipamentos, falta de água em locais críticos, etc.), deverá ser aberta uma solicitação digital via SPA, conforme modelo disponível no site do DMPI. Em seguida, pode-se entrar em contato com o DMPI para informar o número da solicitação digital e o motivo da urgência/emergência. Informar o número da solicitação é essencial, pois esse número é necessário para realizar a retirada de peças no almoxarifado (em caso de necessidade), e também para formalizar o serviço. Infelizmente, muitas solicitações normais são inicialmente comunicadas como sendo emergências, com a expectativa de receber tratamento prioritário, e isso acaba prejudicando a organização dos serviços. Se a demanda tiver caráter emergencial, será feito o possível para atendimento imediato. Caso contrário, o serviço entrará na fila padrão de atendimento, de forma a respeitar a ordem e os demais usuários solicitantes.
- O que fazer em caso de falta de agua na rede da Casan?
Caso seja identificado que a causa da falta de água tem origem na rede da Casan (externa à UFSC), qualquer pessoa pode solicitar a resolução do problema. Para isto, basta entrar em contato com a Casan via telefone ou chat, de acordo com as informações apresentadas no site https://www.casan.com.br.
- O DMPI realiza serviço de limpeza e de desentupimento de tanques sépticos, de tubulações, de mictórios etc?
Sim. Serviços de limpeza e de desentupimento de tanques sépticos, de tubulações, de mictórios etc. fazem parte das atribuições do DMPI. Para solicitar serviços desta natureza, o responsável pelo local (administrador de edifícios, técnicos, gestor etc.) deve encaminhar uma solicitação digital via SPA, conforme modelo disponível no site do DMPI. Quando o serviço for encaminhado para atendimento, a equipe de hidráulica irá ao local verificar a situação. Em casos mais exigentes, nos quais a equipe de hidráulica tenha dificuldades para resolver por conta própria, poderá ser necessário acionar o serviço de sucção/hidrojateamento feito por caminhão. Este serviço também é providenciado pelo DMPI.
- Posso realizar alterações e serviços na rede hidráulica de forma independente e com recursos próprios (verbas de projetos, de laboratório, de departamento etc.)?
Qualquer alteração na rede hidráulica da UFSC deve passar pelos departamentos pertinentes da SEOMA (DMPI, DPAE e DFO). Serviços feitos fora deste padrão comprometem o mapeamento, o conhecimento e o planejamento dos serviços de manutenção. Além disso, serviços independentes/isolados podem estar em desacordo com as normas pertinentes, ocasionando irregularidades e multas para a UFSC e comprometendo a segurança da comunidade universitária. Caso seja feita alguma alteração de forma independente, o autor poderá ser responsabilizado nas esferas pertinentes.
ELEVADORES
- O elevador parou de funcionar, como proceder?
Entre em contato direto com a empresa que presta manutenção aos elevadores da UFSC (EWT Brasil Elevadores) e solicite o reestabelecimento do funcionamento do elevador por meio do telefone: 0800 008 1515.
- Qual o período máximo que a empresa terceirizada de manutenção de elevadores possui para atendimento do chamado?
O período máximo de atendimento é de 2 (duas) horas para casos onde não haja pessoas presas dentro da cabina e de 30 (trinta) minutos para casos onde haja passageiros presos no interior da cabina do elevador.
- Caso a empresa não cumpra o prazo máximo de atendimento do chamado, como devo proceder?
Entre em contato com a fiscalização do contrato de manutenção dos elevadores da UFSC através do e-mail: ramon.melo@ufsc.br.
- Se elevador tem funcionado de maneira anormal ou apresentado ruídos durante o seu funcionamento, como devo proceder?
Entre em contato com a fiscalização do contrato de manutenção dos elevadores da UFSC através do e-mail: ramon.melo@ufsc.br.
GÁS
- Em caso de suspeita de vazamento de gás GLP (gás de cozinha) como devo proceder?
Em caso de suspeita de vazamento, deve-se isolar o local imediatamente, fechar o registro principal da central de gás ou a válvula de registro do botijão (em casos de botijões de 13 kg) e entrar em contato com a equipe de manutenção de gás GLP por meio dos ramais: 9617 ou 5972.
- O DMPI fornece cilindros de gás GLP?
Não, o DMPI só possui serviços de manutenção para tubulações da rede de gás GLP, não possuindo assim serviços de fornecimento de cilindros de gás.
- O DMPI fornece serviço de manutenção de gases especiais (ar condicionado, oxigênio, nitrogênio, argônio, hélio etc.)?
Não, o DMPI possui apenas serviços de manutenção para tubulações de gás GLP (gás de cozinha).
SERVIÇOS GERAIS – PISOS
- A Unidade/Centro/Departamento tem ou adquiriu materiais (pisos, tinta, e/ou outros materiais), mas precisa de mão de obra para instalação, é possível contratar através da Ata de Registro de Preços (ARP)?
Não, os serviços listados na ARP são previstos para execução com inclusão do fornecimento de material e componentes, poucos são os casos nos quais são elaborados itens sem o fornecimento do material objetivo da contratação e nestes casos são para reinstalação de sistemas já instalados, reaproveitando o material existente.
- Existem peças cerâmicas ou janelas que estão caindo, como devo proceder?
Primeiramente, deve-se isolar o local. Em seguida, encaminhar uma solicitação digital via SPA (para DRE/SEOMA) para verificação da possibilidade de conter o perigo e/ou solucionar o problema. Caso não seja possível solucionar o problema, haverá redirecionamento do pedido para ser contemplado em ARP disponível ou futura.
- Preciso de serviços no meu ambiente que não foram previstos inicialmente no levantamento com o fiscal, posso solicitar diretamente à empresa?
Não. A solicitação de novos serviços ou de continuidade no serviço atual é de incumbência do fiscal do contrato. É necessário que o fiscal verifique o saldo disponível (de acordo disponibilidade e com a fila de trabalho), solicite alocação de recurso pela Unidade/Centro/Departamento ou solicite a elaboração de novo contrato (juntamente com as demandas de outras unidades) para posteriormente solicitar as ordens de serviços.
- O ambiente que gerencio não comporta mais a quantidade de equipamentos, pessoas ou modificou funcionalidade pela qual estava dimensionada. Posso solicitar manutenção do ambiente para ampliar o espaço, sistemas elétricos, hidráulicos etc.?
A ampliação de ambientes, bem como alteração destes devem ser avaliados por projetistas e, quando necessário, licenciada com órgãos competentes. Estas reformas não se tratam de manutenção e não são executadas pelo DMPI.
- Tenho um projeto com layout do local que atuo e gostaria de modificar a localização das divisórias/paredes e alterar alguns sistemas, é possível?
Alteração de volume de espaço, modificação da largura da rota de fuga, atendimento do sistema de refrigeração, iluminação entre outras modificações devem ser verificadas e assinadas por projetista e licenciadas com órgãos competentes, além disso estas alterações não se tratam de manutenção e sim de reforma, o que não é incumbência do DMPI.
- Como devo proceder para solicitar serviço de manutenção?
Inicialmente deve entrar em contato com o administrador de edifícios da sua Unidade/Centro/Departamento para saber os procedimentos específicos e dar conhecimento às demandas da localidade. Caso não haja um servidor que receba estas demandas em sua Unidade/Centro/Departamento a elaboração de um pedido de manutenção deve ser procedido conforme descrito em http://dmpi.seoma.ufsc.br/downloads/.
- Minha solicitação de manutenção está parada, como obtenho informações do andamento dela?
Para isso é necessário verificar em qual local se encontra a demanda, ou seja, a última tramitação da SPA, o qual está marcado na aba de “peças” da SPA na última página apresentada no espaço “destino” ou ainda na aba “tramitações” na mesma SPA o último setor listado. Se estiver no DMPI, a lista de responsáveis é apresentada em http://dmpi.seoma.ufsc.br/contatos/. Caso não esteja no DMPI deve-se entrar em contato com a unidade em que se encontra.
- No sistema SPA, a minha demanda está na fila de trabalho do DMPI. É garantida que ela seja atendida?
Infelizmente não. Devido ao elevado número de demandas e a necessidade de analisar cada SPA, não é possível garantir o atendimento de demandas não avaliadas pelo fiscal do contrato. É necessário que o fiscal do contrato realize a inspeção para dimensionar e alocar saldo suficiente para a execução na ARP vigente ou na próxima ARP.
- Gostaria de acrescentar uma janela na minha sala ou trocar o tipo de esquadria ou azulejo da edificação, é possível?
Para alterações nas fachadas é necessário anuência do projetista da edificação. Alterações deste tipo ou similares não são serviços de manutenção, por este motivo não são executadas por este departamento.
AR CONDICIONADO – REFRIGERAÇÃO
PINTURA
COBERTURA E REFORÇO DE ESTRUTURAS
FORROS E DIVISÓRIAS
ESQUADRIAS
DIVISÓRIAS
EXTINTORES E ALARME CONTRA INCÊNDIO